Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A VOZ DOS MOVIMENTOS SOCIAIS



O Secretário Geral da Presidência Gilberto Carvalho terá como missão avançar nas relações do governo com os movimentos sociais.


Autor(es): Josie Jeronimo
Correio Braziliense - 03/01/2011



Prestigiado por pelo menos 10 dos novos ministros da gestão Dilma Rousseff, Gilberto Carvalho recebeu de seu antecessor, Luiz Dulci, a Secretaria-geral da Presidência da República. A cerimônia de posse de Carvalho aconteceu no fim da tarde de ontem e foi uma das mais concorridas do domingo. Na Esplanada, a expectativa é de que o trânsito de Carvalho com os movimentos sociais turbine a importância da pasta no governo de Dilma. “A Secretaria-geral deve ganhar outras atribuições. Tenho certeza de que, no governo da presidente Dilma, a secretaria terá grande destaque. Essa é a diferença entre um cardeal e um coroinha”, brincou Dulci, referindo-se à possível ampliação do papel da secretaria no novo governo e lembrando o passado de ex-seminarista de Carvalho. Dulci aproveitou a cerimônia para homenagear Lula. “Acredito que o mundo tem duas lideranças, de fato, mundiais, (Nelson) Mandela e Lula”, afirmou referindo-se ao líder sul-africano.

O novo ministro, antigo chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contou que, quando Dilma o convidou para a pasta, pediu que ele “contasse as verdades”, pois ele tinha a “sensibilidade para saber do sofrimento do povo e das demandas sociais”. Carvalho será o responsável por captar pleitos dos movimentos sociais e levá-los ao Executivo, para transformar as necessidades mais urgentes da população em políticas públicas. Ao assumir, o ministro disse que uma das prioridades da pasta é promover melhorias na qualidade de vida dos catadores de papel. A secretaria também cuidará da relação do governo federal com as entidades sem fins lucrativos. Carvalho ponderou que, atualmente, as Ongs vivem crise envolvendo a forma de financiamento, mas será um desafio a ser enfrentado pelo novo governo. “Meu compromisso é de continuar fazendo a ponte. Nós trabalhamos com a demanda reprimida durante séculos.”


Carvalho usou grande parte de seu discurso para lembrar e demonstrar gratidão a Lula. Ele recordou dos depoimentos que prestou na CPI dos Bingos, ainda no primeiro mandato de Lula, e agradeceu o apoio que recebeu do ex-presidente, à época. “Depois do meu segundo depoimento na CPI, ele me esperava e disse: ‘Gilbertinho, vamos tomar uma cachacinha para você esquecer as coisas tristes’. Isso eu jamais poderia esquecer. Por esse homem eu poderia morrer”, contou.

Pente-fino nos Correios

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pediu ao Ministério Público todas as investigações que o órgão tem em curso sobre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O novo titular da pasta contará com a ajuda de técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) para analisar o conteúdo do documento. “Fui ao MP para saber o que tem contra os Correios. Chamei técnicos do TCU e eles apontaram várias dificuldades de gestão nos Correios”, afirmou o ministro que receberá oficialmente o cargo hoje, às 14h30.

A empresa pública, vinculada ao ministério, foi alvo de denúncias no ano passado, quando a atuação da diretoria de operações foi colocada em xeque por suposto favorecimento a uma empresa responsável pelo transporte aéreo de cargas. Os problemas de gestão da empresa pública provocaram atraso na entrega de correspondências.

De acordo com Paulo Bernardo, na primeira quinzena de abril, o ministério renovará o Plano Geral de Metas para a universalização do serviço telefônico fixo a fim de estabelecer diretrizes de ampliação do acesso em regiões rurais e revisar tarifas cobradas pela oferta de internet banda larga. A revisão do plano deveria ter ocorrido no fim de 2010, mas, devido à crise no setor, o governo decidiu adiar o plano para este ano. (JJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário