Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

sábado, 15 de janeiro de 2011

VIOLÊNCIA TUCANA CONTRA ESTUDANTES

Por Juliana Borges

É simplesmente inaceitável, e inacreditável, numa democracia...
É simplesmente inaceitável, e inacreditável, numa democracia o que estamos presenciando no Estado de São Paulo! Tratados como marginais, criminosos, arruaceiros pelo governo tucano de Geraldo Alckmin, um grupo de estudantes teve desrespeitados seus direitos de protesto e foi espancado pela PM quando fazia uma manifestação contra o aumento do preço das passagens de ônibus na Capital.

A tarifa passou de R$ 2,70 para R$ 3,00 - um reajuste de 11,11%, praticamente o dobro do IPCA do período - por determinação do prefeito da Capital, Gilberto Kassab (ainda DEM-PSDB), o grande parceiro dos tucanos em São Paulo. O aumento provocou reajuste nos preços das passagens de integração do metrô e dos trens de subúrbio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que recebem novo aumento no mês que vem, já que fevereiro é o mês em que elas são reajustadas.

A violência desencadeada pela PM, contra os estudantes, foi totalmente gratuita e injustificada, já que desde que a manifestação foi organizada estava previsto que seus integrantes iriam até a Prefeitura (Palácio Anhangabaú, no final do Viaduto do Chá). Não procede, portanto, a tentativa com a qual a polícia tenta se justificar, de que os estudantes mudaram de idéia e decidiram seguir até a sede do governo muncipal. Quem mudou de idéia foi a PM que havia autorizado e depois comete uma violência dessas.

Mas, nenhuma surpresa. Vocês sabem que essa é a marca de governos tucanos e a forma como eles (não) dialogam com os movimentos sociais no país: à base da intolerância, tratando-os como caso de polícia. Um desrespeito do tucanato não só aos estudantes, mas à democracia e ao legítimo direito de manifestação que têm todos os cidadãos.



--

Juliana Borges
(11) 77626795
(11) 95058408
Diretora de Comunicação da UEE-SP
ParaTodos - Por um Movimento Estudantil do tamanho do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário