Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ALCKMIN REVÊ PRAZO DE METRÔ E PREVÊ SÓ 1 LINHA ATÉ A COPA

Do jornal "Folha S. Paulo"

Avaliação é que só 1 das 4 linhas planejadas por Serra será entregue no prazo

Nova gestão continuará monotrilhos e planeja trens para Santos e Sorocaba, sintonizados com o trem-bala federal


ALENCAR IZIDORO
CÁTIA SEABRA
DE SÃO PAULO

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) dará continuidade ao plano de expansão do transporte coletivo em SP, mas já começou a rever prazos e avalia não ser possível terminar até 2014 boa parte do que era divulgado pela gestão tucana de José Serra.
Por exemplo, só uma de quatro linhas de metrô anunciadas pelo antecessor está bem-encaminhada para conclusão até a Copa. E dois dos três monotrilhos podem sair do papel até lá, bem como a expansão de trens.
O novo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, também já declarou "apoio incondicional" ao trem-bala, bandeira dos petistas Lula e Dilma.
Mais que isso: planeja fazer dos trens regionais com velocidade de 180 km/h, complementares e em sintonia com o TAV (Trem de Alta Velocidade), a principal "marca" dos transportes do atual mandato de Alckmin.
"O que sonho como marca do Geraldo? A volta dos trens regionais", revelou à Folha Fernandes, sobre projetos já em andamento para retomar trechos ferroviários ligando capital-litoral e capital-interior em menos de uma hora.
Os quatro trens de passageiros considerados essenciais por ele ligam São José dos Campos-SP, Campinas-SP, Sorocaba-SP e Santos-SP.
Os dois primeiros integram o trem-bala (até 350 km/h).
Se a licitação federal em abril fracassar, ele diz que buscará implantá-los com um trem de 180 km/h, mais barato e mais fácil de tirar do papel por aproveitar boa parte da via férrea já existente.
Se houver avanço do trem-bala, vai priorizar os eixos entre SP, Santos e Sorocaba como complemento do TAV.
Os passos mais recentes para os trens regionais foram do governo Serra, com estudos e projetos. Mas a equação financeira não está pronta.
"Eles aliviariam as nossas autovias. Tiram quase 100% dos ônibus regulares, 50% dos fretados e mais de 30% dos carros nessas rotas."

ATRASOS
A nova "marca" de Alckmin tende a ganhar força diante da constatação de que importantes projetos metroferroviários divulgados para 2014 não ficarão prontos até lá. O governo avalia que eles são independentes da Copa.
Das quatro principais propostas de metrô do plano de Serra, duas já têm a entrega comprometida no prazo: a linha 5-lilás até a Chácara Klabin, cuja licitação é suspeita de fraude, e a linha 6-laranja.
"Não dá tempo de completar nesses quatro anos. Mas a ideia é avançar bastante."
A linha 6, de Brasilândia a São Joaquim, passando por universidades e bairros nobres como Perdizes, chegou a ter conclusão divulgada para 2012 -mas a obra não foi licitada nem tem verba definida.
Dos outros dois projetos de metrô, a linha 15-branca (Vila Prudente-Tiquatira) é considerada incipiente, mas a gestão Alckmin avalia a hipótese de acelerá-la para desafogar a atual 3-vermelha. A proposta mais encaminhada até 2014 é a conclusão das duas fases da linha 4-amarela.
O secretário, porém, também considera factível a entrega de dois monotrilhos neste mandato: linha 2-verde (até Cidade Tiradentes) e linha 17-ouro (Jabaquara-Congonhas-Morumbi); o da linha 16-prata deve ficar de fora.
E, ainda, duas expansões com trens da CPTM, com participação privada: do centro de SP a Guarulhos (linha 13-jade, sem conexão para Cumbica) e de Grajaú a Varginha (linha 9-esmeralda).
Em viagem, o ex-secretário José Luiz Portella não respondeu a recado da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário