Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MARCO MAIA SEGUE COM NEGOCIAÇÕES POR CHAPA ÚNICA PARA A ELEIÇÃO DA CÂMARA

Do site do jornal "O Globo!


Publicada em 06/01/2011 às 19h19m
Isabel Braga

BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), apesar do recesso parlamentar, está em plena campanha pela Presidência da Câmara nos dois primeiros anos da próxima legislatura. Maia - que assumiu o cargo com a renúncia do vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP) -, voltou à Câmara depois de viagem feita a São Paulo na quarta-feira, onde conversou com parlamentares do PR, do PDT e, nesta quinta-feira, do PSDB. No final da tarde desta quinta-feira ele irá conversar com o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). ( Leia também: Temer diz que não vai se opor à pressão do PMDB por mais espaço no governo )

Marquezelli hoje é o quarto-secretário da Câmara e a pretensão do partido é tentar manter um cargo na Mesa. Marco Maia afirmou que está dando continuidade ao processo de diálogo com todos os partidos da Casa para tentar formar uma chapa para a Mesa Diretora que respeite o princípio da proporcionalidade e pluraridade dos partidos, consolidando o apoio de todos a uma chapa única. A estratégia é trabalhar para que haja uma chapa única, liderada por Maia, mas pelo menos três nomes aparecem como possibilidade de candidaturas avulsas: o do ex-presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o do líder do PR, Sandro Mabel (GO) e o do deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

Indagado sobre os problemas em relação ao PSC, que na próxima legislatura terá 17 deputados e manifestou insatisfação com a composição ministerial, Marco Maia afirmou:

- Eu abri o canal de negociação do PSC com o governo. O partido foi muito importante para a candidatura Dilma, principalmente em relação à bancada evangélica. Tem direito de reivindicar espaços no governo. Não tenho dúvida de que a vez do PSC chegará.

Na quarta-feira, Maia e outros petistas coordenadores da campanha conversaram com o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), uma das principais liderança do partido. Segundo Maia, na conversa, Valdemar informou que o partido irá respeitar a proporcionalidade.

- Saímos tranquilos de que vamos ter uma boa condução do processo. As candidaturas avulsas são naturais, fazem parte do processo e os 513 deputados têm o direito de se lançar. Estamos trabalhando por um acordo onde todos os partidos estejam contemplados, Valdemar falou de forma respeitosa do (pleito) de Mabel, mas disse que não é uma discussão do partido, porque o partido deve respeitar o princípio da proporcionalidade. Ficamos de marcar uma nova reunião, com toda a bancada do PR - disse Maia.

O presidente da Câmara também conversou com deputados do PDT, entre eles o líder da bancada, Paulo Pereira da SIlva (SP), que ficou de dar uma resposta, até a próxima quarta-feira, sobre o apoio ou não à sua candidatura. O partido apresentou sua demanda para compor a Mesa Diretora e, segundo Maia, pediu respeito à proporcionalidade na distribuição de relatorias.

- Continuaremos conversando até quarta-feira, mas Paulinho declarou que entre os nove deputados presentes ao encontro, houve unanimidade em apoiar a minha candidatura - acrescentou Maia.

Nesta quinta-feira, antes de voltar a Brasília, Marco Maia encontrou-se com deputados tucanos, entre eles, Duarte Nogueira (PSDB-SP), cotado para assumir a liderança do partido a partir de fevereiro. Segundo Maia, os tucanos reafirmaram a intenção de respeitar o princípio da proporcionalidade, ou seja, de respeitar a candidatura apresentada pelo partido com maior número de deputados, no caso o PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário