Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

terça-feira, 30 de março de 2010

APROVAÇÃO A KASSAB CONTINUA EM QUEDA

Da Folha de S. Paulo

Índice de ruim/péssimo subiu 7 pontos percentuais, e o de ótimo/bom caiu 5 em relação à pesquisa de dezembro

Rejeição à gestão cresce desde que prefeito foi reeleito, no final de 2008; levantamento ouviu 1.081 pessoas na quinta e na sexta

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A avaliação da gestão do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), continua em queda. Kassab tem assistido à rejeição ao seu mandato crescer desde que foi reeleito, no final de 2008.
Segundo pesquisa Datafolha, o índice de paulistanos que julgam sua administração ruim ou péssima é de 34%, maior índice desde agosto de 2007.
A rejeição subiu sete pontos percentuais desde dezembro, quando o governo era reprovado por 27% dos moradores.
Já a aprovação ao prefeito caiu de 39% para 34% desde dezembro e atingiu índices semelhantes ao que ele obtinha no fim de 2007 e no começo de 2008, no período pré-eleitoral.
A margem de erro da pesquisa, feita na quinta e na sexta-feira com 1.081 moradores de São Paulo, é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Chuvas
Kassab enfrentou, entre dezembro e fevereiro, um período de desgaste por causa das fortes chuvas que atingiram São Paulo. As enchentes eram diárias e as regiões dos Jardins Romano e Pantanal, no extremo leste, permaneceram inundadas por mais de um mês, com intensa cobertura da imprensa.
Para Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, no entanto, não se pode atribuir apenas às chuvas a queda na avaliação da administração. "Pode ter alguma relação com as chuvas, mas a avaliação do governo vem em uma trajetória de queda desde a eleição de 2008."
Kassab completa amanhã quatro anos de mandato. Ele assumiu a Prefeitura de São Paulo após a renúncia, para concorrer ao governo do Estado, do então prefeito José Serra (PSDB), de quem era vice.
Os índices de rejeição ao governo Kassab só foram piores que o atual no início de sua gestão. A aprovação disparou na campanha eleitoral de 2008, quando o então candidato teve uma superexposição no horário eleitoral gratuito.
Na comparação com seus antecessores, Kassab até que não está mal. Marta Suplicy (PT), que governou de 2001 a 2004, chegou a um ano e dois meses de gestão com reprovação de 38% dos paulistanos e acabou o mandato também com 38%.
Antes dela, Celso Pitta (PTN) -morto em novembro - governou com índices de rejeição sempre superiores a 50%.
Paulo Maluf (PP), prefeito de 1993 a 1996, tinha 36% de reprovação após um ano e meio de mandato.
Luiza Erundina (PSB, à época no PT), prefeita de 1989 a 1992, chegou a um ano e meio de mandato com 42% de rejeição e terminou o governo com 36%. Seu antecessor, Jânio Quadros (PTB) -morto em 1992-, atingiu o pico de 66% de reprovação após um ano e meio, antes de cair a níveis próximos de 20%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário