Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

domingo, 28 de março de 2010

REDE DE COMUNICADORES PELA REFORMA AGRÁRIA LANÇA BLOG

Foi lançado na semana passada o blog da Rede de comunicadores/as pela Reforma Agrária. O blog será uma ferramenta para ajudar a educar a população e lutar contra os factóides fabricados na grande mídia contra os movimentos sociais pela reforma agrária, principalmente o MST. A primeira publicação foi o Manifesto da rede que denuncia a ofensiva dos setores conservadores contra a reforma agrária: "Uma campanha orquestrada foi iniciada por setores da chamada "grande imprensa brasileira" -- associados a interesses de latifundiários/as, grileiros/as -- e parcelas do Poder Judiciário. E chegou rapidamente ao Congresso Nacional, onde uma CPMI foi aberta com o objetivo de constranger aqueles/as que lutam pela reforma agrária." Leia o Manifesto completo aqui.

Os artigos já publicados contém dados sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, tais como a quantidade de famílias vivendo debaixo da lona preta e também dados sobre o trabalho de alfabetização e educação feito pelo movimento dentro dos acampamentos e assentamentos. Também relata casos de assassinatos de militantes do movimento e dados sobre a concentração de terra no Brasil, as"Cicatrizes da concentração da terra":... O índice de Gini de concentração de terras está em 0,854 (quanto mais próximo do 1, maior é a concentração). Não houve alterações substantivas em relação ao resultado de 1985 (0,857) e 1995/1996 (0,856).""... Dos 850 milhões de hectares, o censo agropecuário não classificou 308 milhões de hectares. Essas áreas não têm título de propriedade, ou seja, são potencialmente griladas."

Leia Mais


Há também uma cobertura da CPMI contra a reforma agrária e informações sobre os principais agentes desta CPMI, dentre eles a Senadora (DEM-TO) Kátia Abreu, o Deputado Federal (DEM-GO) Ronaldo Caiado, o Deputado Federal (DEM-PR) Aberlado Lupion, o Deputado Federal (DEM-RS) Onyx Lorenzoni, o Senador (PSDB-PR) Alvaro Dias, o Deputado Federal (PP-RS) Luis Carlos Heinze e o Deputado Federal (PMDB-SC) Valdir Colato.

O CMI faz parte desta rede e convoca os/as navegantes a acompanharem as notícias do blog e também colaborar com a Rede. Leia sobre os Grupos de Trabalho que foram formados na primeira reunião da Rede em São Paulo para saber como que você pode colaborar com a Rede. Publique no CMI ou no seu blog/site informações sobre a luta pela reforma agrária e ajude a denunciar os factóides fabricados pela grande mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário