Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

terça-feira, 20 de abril de 2010

LULA: 2 MILHÕES DE VAGAS SERÃO ABERTAS ESTE ANO

Geralda Doca – O GLOBO
BRASÍLIA e GENEBRA.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o país poderá gerar mais de dois milhões de postos de trabalho com carteira assinada em 2010. A meta oficial do governo até então — que consta de documentos como a segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) — era a criação de 1,6 milhão de vagas.

Caso a projeção se confirme, será o melhor ano do emprego formal dos dois mandatos de Lula. Até agora, o recorde foi em 2007, com 1,6 milhão.

— Nós poderemos terminar o ano com dois milhões de empregos criados ou até um pouco mais — afirmou Lula em seu programa semanal de rádio, “Café com o Presidente”.

Lula contou que ficou otimista com o resultado do emprego formal em março, quando foram abertas 266,4 mil vagas — o melhor desempenho para o mês da série do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, iniciada em 1992.

O presidente salientou que a expansão contínua do emprego formal é um dos segredos para o Brasil para ter saído rapidamente da crise financeira internacional. Ele lembrou também que a economia brasileira tem sido fortalecida pelo consumo da população.

Lula destacou que a Previdência está ficando menos deficitária graças ao aumento do emprego formal — contrariando dados do próprio ministério, que mostram elevação do rombo do INSS, devido sobretudo aos impactos do reajuste do salário mínimo. Para 2010, a estimativa que consta do Orçamento é um déficit de R$ 47,2 bilhões, contra rombo de R$ 42,9 bilhões em 2009.

— A Previdência vai deixando de ser deficitária, e a vida das pessoas melhorando.

Aquele negócio da roda gigante funcionar, ou seja, à medida que o povo consome, o comércio vende e a indústria é obrigada a produzir e todo mundo é obrigado a contratar mais trabalhadores — disse Lula.

Ao apostar na criação de dois milhões de empregos neste ano, Lula endossa a projeção do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Como no primeiro trimestre foram abertas 657.259 vagas, ainda falta 1,342 milhão.

OIT: ação anticrise preservou 21 milhões de vagas

Lula também fez um balanço das cúpulas de chefes de Estado e de governo realizadas no Brasil na semana passada, que reuniram os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) e do Ibas (Índia, Brasil e África do Sul). Segundo Lula, o grupo dos emergentes saiu mais fortalecido dos encontros: — Definimos um plano de atuação estratégica no G-20, porque todos esses países também fazem parte do G-20 político, do G-20 econômico — disse Lula, acrescentando que uma das linhas de ação é discutir mudanças na representação dos países no Fundo Monetário Internacional (FMI) e no Banco Mundial (Bird).

Estudo divulgado ontem pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que os países do G-20 preservaram ou abriram 21 milhões de empregos em 2009 e 2010, graças às suas políticas para lidar com crise econômica internacional.

O G-20 econômico reúne as 20 maiores economias do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário