Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

segunda-feira, 19 de abril de 2010

FAXINA SOCIAL

Do site da Bancada da Câmara Municipal de São Paulo

José Américo

Quem caminha pelo centro histórico de São Paulo, de noite ou nas primeiras horas da manhã, leva um susto. Aumentou absurdamente o número de homens e mulheres em situação de rua que dormem ao relento, sob o abrigo apenas das marquises dos edifícios. A Rua Boa Vista mais parece um albergue a céu aberto, de tanta gente deitada nas calçadas.

Esse cenário é o retrato acabado do retrocesso que houve nas políticas de proteção social da Prefeitura de São Paulo. No lugar de acudir os mais desfavorecidos, a administração do DEM/PSDB age nitidamente para se desobrigar de qualquer responsabilidade social sobre eles. Saiu de cena o acolhimento e orientação a quem necessita. Foram substituídos pela insensibilidade e violência do governo municipal.

Há um ano a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antônio, anunciou o fechamento de mais de três mil vagas em 40 albergues no município, principalmente as unidades localizadas na área central da cidade. Pelo menos mil vagas já foram cortadas até agora. Da mesma forma, foram esvaziadas as políticas complementares dos albergues nas áreas da saúde, da habitação e da formação profissional. O objetivo da secretária é forçar o deslocamento dessa população para os albergues localizados na periferia.

Essa política de “faxina social” do centro comprovou-se um desastre. Os albergados se recusam a ir para os bairros e, quando levados para lá, na primeira oportunidade voltam para o centro. É fácil entender por que isso acontece: o centro é a região onde conseguem comida e até algum dinheiro para sobreviver. Sem ter onde se apoiar, uma vez que a política antisocial da prefeitura eliminou vagas nos albergues centrais e não ofereceu qualquer alternativa aos usuários, eles simplesmente vão dormir nas ruas.

José Américo é vereador da cidade de São Paulo e líder da bancada do PT na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário