Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

sábado, 18 de dezembro de 2010

DILMA ROUSSEFF É DIPLOMADA PRESIDENTA DO BRASIL



Do portal "Congresso em Foco"

"Honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis, governador para todos", discursou a presidenta, que sucederá Lula a partir de 1º de janeiro


Dilma recebe do presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, o diploma como presidenta eleita do Brasil
Rudolfo Lago

Foi um sentimento de "esperança e de ousadia" que levou um trabalhador à Presidência da República. E é esse mesmo sentimento que levou agora o povo a eleger pela primeira vez uma "mulher brasileira" para o cargo. Assim Dilma Rousseff classificou sua própria eleição, ao receber na sexta-feira (17) o diploma como nova presidenta, como prefere ser chamada, do Brasil.

Vestindo um terno azul com rosas vermelhas bordadas, Dilma recebeu das mãos do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Levandowski, o diploma que a declara vencedora das eleições presidenciais deste ano. Ao seu lado, o vice-presidente eleito, Michel Temer. Presentes à cerimônia, o presidente do Supremo, Cezar Peluso, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o presidente da Câmara (que substituiu Michel Temer), Marco Maia (PT-RS). O presidente Lula preferiu não participar da diplomação. Disse que não queria ofuscar Dilma num momento só dela. Lula, porém, receberá mais tarde Dilma e outros 400 convidados para um coquetel no Itamaraty.

Num discurso curto, Dilma iniciou falando sobre a "imensa emoção" que sentia naquele momento. Emoção não apenas pelo coroamento de sua trajetória política, mas especialmente por sua "posição como mulher brasileira". A presidenta comentou, então, sobre a "lisura e a confiabilidade" do processo eleitoral brasileiro, assinalando que o processo de voto eletrônico utilizado no Brasil é "uma invenção verde-amarela".

Para Dilma, sua eleição como a primeira mulher a exercer a Presidência no Brasil "rompe um preconceito". Dilma prometeu que seu governo se pautará por três princípios: "Honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis, governar para todos".

Dilma enumerou em seguida os setores aos quais dará mais atenção: educação para crianças e jovens, saúde pública, estabilidade econômica. Em meio às discussões que têm ocorrido nos últimos dias sobre as propostas de controle social da mídia, a presidenta incluiu entre seus compromissos: "Defenderei a liberdade de imprensa".

"Sei que há muitas expectativas. Sei da responsabilidade de substituir um governante como o presidente da República", disse ela. Para ter sucesso, Dilma pregou a necessidade de "união". "Conto com todas e todos. E todas e todos podem contar comigo", encerrou ela.

O diploma recebido por Dilma traz a seguinte inscrição: "Pela vontade do povo brasileiro expressa nas unas em 31 de outubro de 2010 a candidata pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Vana Rousseff, foi eleita presidente da República Federativa do Brasil. Em testemunho desse fato a Justiça Eleitoral expediu o presente diploma que habilita a investidura do cargo no dia primeiro de janeiro de 2011, nos termos da Constituição"

Nenhum comentário:

Postar um comentário