Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

sábado, 18 de dezembro de 2010

EMPREGO BATE NOVO RECORDE



Taxa de desocupação cai a 5,7%, a menor da série. Renda encolhe 0,8% devido à inflação

Fabiana Ribeiro e Cassia Almeida – O GLOBO
RIO, BRASILIA e FOZ DO IGUACU

Apesar de ainda ter um contingente de 1,359 milhão de desempregados nas suas seis maiores regiões metropolitanas, o Brasil apresentou, em novembro, a menor taxa de desocupação já registrada na serie histórica do IBGE, que teve inicio em 2002: 5,7%, contra 6,1% do mês anterior. Em novembro do ano passado, a taxa era de 7,4%. Mesmo considerando a metodologia antiga do IBGE, a taxa atual e considerada muito baixa. O resultado veio abaixo do esperado por analistas e muitos já veem sinais de que o Brasil esta vivendo o pleno emprego. A população desocupada encolheu 5,9% em relação a outubro e 20,7% frente a novembro do ano anterior.

A alta da inflação, porem, corroeu os ganhos dos trabalhadores. A remuneração media ficou em R$ 1.516,70 . 0,8% menor do que em outubro, mas ainda 5,7% acima do patamar de novembro de 2009.

. A taxa de desemprego do Brasil esta no nível da taxa americana de antes da crise financeira. Hoje, a taxa de desocupação do pais e a 13a- maior no grupo das 20 maiores economias do mundo . disse Cimar Azeredo, gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, divulgada ontem.

Comercio do Rio puxa melhora

Segundo o IBGE, o comercio do Rio de Janeiro foi o que mais influenciou o comportamento da taxa de desemprego em novembro. Apenas no Rio, o numero de vagas avançou 6% frente a outubro e 18,1% na comparação com novembro de 2009.

- Foram criados 54 mil postos de trabalho no comercio do Rio. O que e um reflexo das vendas aquecidas para o Natal e do verão que estimula o consumo, a hospedagem, serviços e atividades na praia – acrescentou Azeredo, ressaltando que a taxa de desemprego media do pais esta em 6,9%.

- Em 2003, era de 12,5%. Em São Paulo, essa media caiu de 14,3% para 7,2%.

Com a inflação corroendo parte da renda dos brasileiros, a massa salarial (soma dos ganhos de todos os trabalhadores) ficou do mesmo tamanho. São R$ 34,4 bilhões em potencial de consumo – estável no mês e 10,4% maior que um ano antes.

- O rendimento dos trabalhadores deve se estabilizar num nível mais alto nos próximos meses. Mas e bom lembrar que, se a renda começa a crescer acima da produtividade, tem-se uma pressão inflacionaria . disse José Camargo, economista da Opus Gestão de Recursos, que prevê uma taxa de desemprego media de 6% em 2011.

Na avaliação de Felipe Wajskop, economista do ABC Brasil, outra boa noticia e o crescimento das contratações com carteira assinada. Enquanto a população
ocupada aumentou 3,7% ante novembro de 2009, representando 795 mil novos postos de trabalho, o numero de trabalhadores com carteira cresceu 8,7% na mesma comparação, ou 839 mil novos empregos formais. – Isso levou a proporção de trabalhadores com carteira assinada ao maior nível da serie . disse Wajskop.

- O desempenho do mercado de trabalho continua mostrando que a demanda domestica se mantem firme, acendendo um sinal amarelo na própria percepção do Banco Central, que certamente subira os juros em 2011.

Para o especialista em mercado de trabalho Lauro Ramos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de desemprego deve ficar ainda mais baixa, perto de 5,2% em dezembro, quando historicamente a desocupação cai fortemente.

- A trajetória de queda do desemprego e muito impressionante. E robusta, bem definida . diz Ramos.

Segundo o chefe do Centro de Politicas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Neri, também impressiona chegar a esse patamar de desemprego com inflação de 5,63% nos últimos 12 meses: — Mesmo com a aceleração, ainda é uma inflação baixa para os padrões históricos. Estudo recente que fizemos mostrou que todas as estatísticas do mercado de trabalho estavam no melhor nível histórico.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a interromper os discursos de encerramento da cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu, para anunciar a taxa. — Eu nunca imaginei estar vivo para ver uma notícia como essa que acabei de receber. O desemprego no Brasil é o menor da série histórica: 5,7%. Isso, dez anos atrás, a gente imaginava que só aconteceria na Austrália, na Alemanha, na França, nos EUA. E agora isso está acontecendo pelas bandas da América do Sul. Isso está acontecendo em todos os países latinos e é uma coisa extraordinária.

Estudo divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho com base em dados do Dieese mostra que a rotatividade atingiu 36% em 2009. Essa é a parcela de pessoas que foram demitidas ou que pediram demissão, mas se empregaram de novo no mesmo ano. A taxa era de 34,3% em 2007 e 37,8% em 2008. ■

COLABORARAM: Martha Beck e Gilberto Scofield

Nenhum comentário:

Postar um comentário