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sexta-feira, 1 de julho de 2011

SP: PREFEITURA ATINGIRÁ SÓ UM TERÇO DA META DE CORREDORES DE ÔNIBUS


Administração não deverá entregar o total de 66 km dessas vias, descumprindo o fixado no plano de metas


Até dezembro de 2012, apenas dois corredores, o da Radial Leste e o da Berrini, devem estar prontos para utilização

FOLHA SP
DE SÃO PAULO

Até dezembro de 2012, a prefeitura entregará, na mais otimista das hipóteses, apenas dois corredores de ônibus em São Paulo: na Radial Leste e na Berrini (zona sul).
Além desses novos eixos, só mais uma interligação de 8 km de pistas exclusivas dos coletivos na zona sul, chamada de binário Santo Amaro.
Com isso, a gestão Gilberto Kassab já admite que irá descumprir em torno de dois terços da meta de entregar 66 km de corredores de ônibus.
A previsão foi reconhecida ontem pelo secretário Marcelo Branco (Transportes).
A expectativa de 66 km, fixada por Kassab em seu plano de metas para a atual gestão, equivaleria a aumentar em 50% a extensão das pistas já existentes. Mas nada saiu do papel até agora.
O secretário revelou ontem que um dos corredores planejados, ligando a região do Jardim Ângela (zona sul) à Vila Sônia (zona oeste), não tem como ser concluído no ano que vem, pela complexidade do projeto e das desapropriações. No máximo, terá as obras iniciadas.
No de Cidade Tiradentes e no da M’Boi Mirim, a prefeitura desistiu do corredor de ônibus, mas alega que haverá no futuro outras formas de transporte, como monotrilho, assumido pelo Estado.
“Ao final deste governo, não vão ser feitos esses [66] quilômetros [de corredores de ônibus], mas os projetos serão feitos com uma capacidade muito maior”, afirma.
Mesmo os corredores que continuam prometidos também enfrentam incertezas.
No da Radial, que terá 14 km em duas etapas, a fase atual é a de projeto. O próprio secretário diz que “a vontade” é começar e terminar em 2012, mas que esse prazo “é bastante apertado”.
No da Berrini, de acordo com ele, é mais fácil. Mas a relevância dele é relativizada, por ter somente 3 km.
“É mais um disciplinamento das linhas de ônibus”, afirma Branco.
(ALENCAR IZIDORO)

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