Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

terça-feira, 5 de julho de 2011

6 DE JULHO - DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DA CUT - CONCENTRAÇÃO A PARTIR DAS 10 HORAS NA PRAÇA DA SÉ


Texto de Gerson Pereira extraído do blog "História dos Trabalhadores no Brasil"

http://gersonhistoriador.blogspot.com/2011/07/dia-nacional-de-mobilizacao.html

6 de junho – Dia Nacional de Mobilização
Por que a CUT está nas ruas de todo o país?
Com o objetivo de defender e ampliar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, a CUT ocupa as ruas de todos os estados na luta por melhores salários e para apresentar à sociedade brasileira suas reivindicações no próximo período.

Salário não é o vilão da inflação!
Não podemos aceitar o argumento dos patrões e do banco central de que o aumento de salário gera inflação. Para promover o desenvolvimento, é preciso mais empregos e melhores salários. Por isso, nas campanhas salariais deste 2º semestre, a luta deve ser por ganhos reais de salários!
Pelo fim do imposto sindical e por uma nova estrutura sindical, com liberdade e autonomia
Queremos o fim do imposto sindical. Aquele tributo que é descontado automaticamente no mês de março de todo trabalhador/a referente ao valor de um dia de trabalho. Defendemos a contribuição negocial, com os trabalhadores tendo o direito de decidir em assembléia como irão contribuir com seu sindicato.
Combate à Precarização e à Terceirização
Não admitimos a terceirização que retira direitos dos trabalhadores e reduz salários! Além disso, a terceirização é responsável pelo aumento das mortes, acidentes de trabalho e de doenças profissionais.
Fim do Fator Previdenciário
A CUT luta pelo fim do fator previdenciário e é contra a idade mínima para a aposentadoria. O fator reduz o valor da aposentadoria e a injustiça é tão grande que, em média, um trabalhador com 35 anos de contribuição e 60 de idade perde 16% da sua aposentadoria. Uma trabalhadora com 30 anos de contribuição e 55 anos de idade, terá 36% de sua aposentadoria retida.
Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários
Defendemos a redução da jornada de trabalho semanal para 40 horas, sem redução de salários. A redução da jornada de trabalho vai possibilitar a criação de mais empregos com carteira assinada, mais tempo para os estudos, descanso ou para ficar com a família.
Reforma Agrária e Políticas Agrícolas
Para aumentar a produção de alimentos para o povo brasileiro, fixar as famílias no campo e gerar trabalho e renda no meio rural é preciso uma política de Reforma Agrária efetiva, urgente, com revisão dos índices de produtividade e limites para a propriedade da terra. A CUT defende o fim da violência no campo e a punição dos assassinos dos trabalhadores rurais.
Plano Nacional de Educação – PNE
O Plano Nacional de Educação deve ser aprovado agora, em 2011, para que se fortaleça a educação pública, com investimentos de 10% do PIB.
Reforma Política com Democratização do Estado
A Reforma Política no Brasil deve servir para o fortalecimento da participação popular e maior controle social sobre os partidos e o Estado. A CUT defende eleições democráticas com financiamento público de campanha, fidelidade partidária e regulamentação do artigo 14 da Constituição, aquele que prevê instrumentos de democracia direta como referendos e plebiscitos.
Reforma Tributária
A CUT entende que é necessário alterar a forma de cobrança dos impostos no Brasil. Hoje, os ricos pagam menos impostos do que os mais pobres e há uma enorme sonegação. Além disso, a maior parte dos impostos recai sobre o consumo e está embutida nos preços dos produtos, principalmente, nos alimentos. Defendemos que: “ Quem ganha mais, paga mais. Quem ganha menos, paga menos!”

Dia Nacional de Mobilização da CUT em conjunto com o Movimento Social e Popular – MST ( Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ), MMM ( Marcha Mundial das Mulheres ) e CMP ( Central de Movimentos Populares)

SOMOS DIFERENTES, SOMOS CUT!

Pauta: Organização do dia 06 de junho 2011 – Dia Nacional de Mobilização
 Lançamento da Campanha Salarial do 2º semestre
 Mais e Melhores Empregos e Salários
 Redução da Jornada de Trabalho sem redução de Salários
 Fim do Fator Previdenciário
 Combate a Precarização do Trabalho e a Terceirização
 Reforma Agrária e Políticas Agrícolas
 Aprovação do Plano Nacional de educação em 2011
 Reforma Política e Tributária
 Por uma Nova Estrutura sindical
 Fim do Imposto Sindical Liberdade e Autonomia
Fonte CUT Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário