Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

HADDAD E MARTA SAEM EM BUSCA DE APOIO NA PERIFERIA DE SP

Autor(es): Cristiane Agostine e Luciano Máximo | De São Paulo
Valor Econômico - 03/08/2011



Com a movimentação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer do ministro da Educação, Fernando Haddad, candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, a senadora Marta Suplicy aposta no apoio de militantes da periferia paulistana para manter-se na disputa. No fim de semana, a ex-prefeita reforçará sua pré-campanha na zona leste, região com 35% da população. Já Haddad iniciará encontros com políticos, religiosos e movimentos sociais, no sábado e domingo. O ministro e a senadora poderão dividir o mesmo palanque em eventos do PT.

Marta participará de debates sobre a eleição municipal de 2012. As caravanas, como o PT denomina os encontros com militantes, serão no Tatuapé, São Miguel Paulista e Sapopemba. Serão 36 caravanas na cidade até o fim de outubro.

Haddad ficará sexta, sábado e domingo na capital e poderá participar das caravanas, segundo seus interlocutores. O presidente do PT municipal, vereador Antonio Donato, no entanto, disse não ter sido informado se o ministro irá aos encontros. Entre os eventos previstos para Haddad está uma reunião com o bispo dom Milton Kenan Júnior, de Brasilândia, na zona norte.

Apesar da movimentação de Haddad, há resistências no PT sobre essa candidatura. O presidente do diretório municipal disse não ter sido procurado pelo ministro para discutir a eleição de 2012. "Ele nunca me procurou para falar da intenção de se candidatar, nunca conversamos sobre isso. Tem muita coisa na imprensa, mas nada de concreto no PT", disse Donato.

Outros pré-candidatos do partido também intensificaram as conversas dentro do PT. Os deputados Jilmar Tatto e Carlos Zarattini e o senador Eduardo Suplicy devem participar das caravanas. Já o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, não confirmou se irá aos eventos.

Apesar da presença dos pré-candidatos nas reuniões, o presidente do PT municipal afasta a possibilidade de as caravanas se transformarem em debates entre os postulantes. "Será uma grande plenária com a militância, para debater os problemas dos bairros. Eles terão direito à palavra, mas não será um debate entre eles", disse Donato.

O dirigente disse que o partido não pretende realizar prévias para escolher o candidato. "A direção está fazendo um esforço para ter consenso em torno de um nome", disse. "Se não houver, não tem drama, faremos a prévia. O resto é especulação", disse. Segundo Donato, o PT definirá o nome neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário