Blog do Diretório Zonal da Freguesia do Ó e Brasilândia do Partido dos Trabalhadores na Cidade de São Paulo - SP

quarta-feira, 19 de maio de 2010

DILMA SOBE E EMPATA COM SERRA EM MINAS

César Felício, de Belo Horizonte – VALOR

A diferença percentual entre o presidenciável tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff em Minas Gerais caiu de 18 pontos percentuais para apenas quatro em um mês, segundo a pesquisa Vox Populi divulgada ontem pela TV Bandeirantes e pelo portal IG. O tucano, que tinha 43% no reduto do ex-governador Aécio Neves, caiu para 39% e a petista subiu de 28% para 39%. Aécio era pré-candidato à Presidência até dezembro do ano passado e desincompatibilizou-se em março, sem revelar a qual cargo concorrerá neste ano. É pressionado para aceitar a posição de vice na chapa tucana, mas almeja o Senado.

Na eleição para governador, o preferido de Aécio, o governador Antonio Anastasia (PSDB) não decola. Está com 17%, ante 45% de Hélio Costa (PMDB) ou 21%, se o adversário for Fernando Pimentel (PT), com 35%. O resultado da pesquisa fortalece Hélio Costa, que disputa com Pimentel a posição de candidato único da base lulista em Minas Gerais.

No Paraná, a pesquisa do instituto mostrou uma frente mais confortável de Serra, que consegue 46%, ante 34% de Dilma e 8% de Marina Silva (PV). O tucano Beto Richa, ex-prefeito de Curitiba, lidera as intenções de voto para o governo, com 40%, seguido pelo senador Osmar Dias (PDT), com 33%, e o governador Orlando Pessutti (PMDB), com 10%. Candidato da base lulista, mas irmão do líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, Osmar ameaça retirar a sua candidatura caso não tenha como candidata a vice a petista Gleisi Hoffmann, que prefere disputar o Senado.

Na Bahia, Dilma Rousseff alcança 43% das intenções de voto, ante 31% de Serra e 5% de Marina . O percentual da petista é quase idêntico ao do governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, com 41%, seguido por Paulo Souto (DEM), com 32%, e Geddel Vieira Lima (PMDB), com 9%. Em relação à pesquisa do mês anterior, Wagner caiu três pontos percentuais e Souto subiu três.

Recém lançado candidato a governador em Pernambuco, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) não passou de 28%, ante os 57% obtidos pelo governador Eduardo Campos (PSB) que tenta a reeleição com apoio do PT. Na eleição presidencial, Dilma Rousseff consegue o maior percentual regional apurado pelo instituto, com 53%, ante 24% de Serra e apenas 2% de Marina Silva.

No Distrito Federal, a vantagem do ex-governador Joaquim Roriz (PSC) ante o vácuo de poder aberto com a cassação de José Roberto Arruda desapareceu. Roriz está com 43% e o ex-ministro dos Esportes Agnelo Queiroz (PT), com 32%. Outros três candidatos somam 13%, indicando a realização de segundo turno. Na eleição presidencial, Dilma lidera em Brasília, com 42%, ante 34% de Serra e 13% de Marina.

No Rio Grande do Norte, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) lidera com 50%, sem adversário claro: o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) aparece com 16% e o governador Iberê Ferreira (PSB), que tenta a reeleição, está com 15%
DI

Nenhum comentário:

Postar um comentário